É o campo da Fisioterapia que estuda as alterações posturais tendo os pés como ponto de partida e é a área da Podologia que estuda as alterações dos pés provocadas pelas alterações posturais, dando as possíveis soluções.- Segundo Bernard Bricot, o pé pode ser classificado posturalmente em:
- Pé causativo – Aquele que é responsável pelo desequilíbrio postural.Essa alteração pode ser de origem traumática (entorse do tornozelo, calos), congênita (pé torto congênito) ou iatrogênica (unha encravada pelo corte errado ou por uso de órteses inadequadas)
- Pé adaptativo – É aquele que se adapta a uma alteração postural já estabelecida. Ele pode s ser reversível (quando a adaptação ocorreu a menos de um ano), fixo ( (quando a adaptação ocorreu a mais de um ano)ou compensador (quando encontramos um grande desequilíbrio postural no corpo e temos um pé que com consegue distribuir as cargas de forma homogêneas).
- Pé misto – É associado a um fator adaptativo e outro causativo;
- Pé com duplo componente – Apresenta-se patológico apenas na dinâmica e é um pé causativo.
Essa classificação é o ponto de partida para avaliar os fatores desencadeantes da lesão postural, bem como, entender as deformações estruturais dos pés e os seus fatores
etiológicos.
Indiretamente a podologia clínica, faz um importante papel preventivo nos casos do pé causativo e atua decisivamente nas lesões intrínsecas dos pés no caso do pé adaptativo ou misto.
Existem algumas patologias que são encontradas com muita frequência nos consultórios de podologia e/ou ortopedia (halux valgo, queda dos metatarsos, fascite plantar, entre outras).
Essas patologias são, na grande maioria, consequências de alterações posturais em que o pé adaptou-se e depois se fixou a essa lesão; com o passar dos anos, agravam-se e tornam-se incapacitante para o seu portador.
Determinar uma terapêutica adequada com uma boa avaliação, prescrição de exercícios, orientação ao uso de um calçado adequado e o uso de órteses corretivas vão completar esse tratamento, na grande maioria das vezes, de forma satisfatória.
O uso de um calçado adequado é muito importante para o bom equilíbrio não só dos pés, mas também para todo o sistema postural. Sobretudo o calçado deve ser estável e nunca deve estar frouxo.